Apresentação

Equipe do projeto em viagem no 40º Festival de Dança de Joinville, 2023
Equipe do projeto em viagem no 40º Festival de Dança de Joinville, 2023.
Onde a Dança se Encontra!?

Quem somos

Em Blumenau, a dança historicamente floresceu em espaços não formais. Em 2017, a FURB introduziu um curso de Licenciatura em Dança, expandindo a percepção da dança como área de conhecimento. Em 2019, apoiado pelo Conselho Municipal de Cultura, foi formada a Setorial de Dança de Blumenau, reunindo diversos profissionais comprometidos em promover a dança na cidade e em Santa Catarina. Assim, foi criado pela o projeto "Onde a Dança se Encontra!?" visa digitalizar e compartilhar informações sobre a dança blumenauense, promovendo a democratização do acesso às produções realizadas na cidade, bem como à reunião de informações sobre os profissionais e as instituições envolvidos com a dança.

Atualmente, a equipe que compõe o projeto “Onde a Dança se Encontra!?” é Abner Sanlay Cypriano (Coordenação geral e Curadoria artística), Elton Gomes (Direção Executiva), Marco Aurélio da Cruz Souza (Produção e Curadoria Artística), Paula Boing dos Santos (Pesquisa de mapeamento e levantamento de dados), Stefanie Müller (Pesquisa de mapeamento e levantamento de dados), Nane Pereira Comunicação e Arte (Assessoria de comunicação), José Inacio Sperber (Design Gráfico) e SEDIG Soluções Web (Desenvolvimento do Site)

Onde a Dança se Encontra!?

SOBRE O SITE

O site foi idealizado por profissionais que compõem a Setorial da Dança de Blumenau e a Associação Cultural Tanz- Und Spielgruppe Gartenstadt, a partir do encontro destes profissionais envolvidos no contexto blumenauense. Como ação voltada à divulgação de grupos, de artistas, de coletivos, de sociedades artísticas e culturais e de agremiações tradicionais, educacionais entre outros, o site tem, também, a finalidade de documentar o trabalho realizado com dança na cidade, de incentivar a pesquisa artística e a difusão de projetos dedicados ao pensar e ao fazer dança. Com todas as informações reunidas em uma única plataforma, pessoas interessadas em acompanhar o trabalho realizado com a dança blumenauenses terão acesso às informações e suas atualizações.

Sendo assim, o objetivo deste projeto é de disponibilizar de modo digital e gratuito, para um número ilimitado de pessoas, ficha das escolas, artistas, coletivos, grupos, livros, trabalhos de conclusão de curso, escritas e documentários produzidos pelos profissionais atuantes na dança de Blumenau sob a curadoria da equipe deste projeto. Acredita-se na pertinência da democratização e disseminação da informação como forma potente de contribuir na construção da autonomia e no desenvolvimento de processos de conhecimento. Nesse sentido, este projeto cria as condições para que as pessoas que trabalham com dança em Blumenau entrem em um sistema de circulação de partilha de informações sobre seus trabalhos e suas atuações que lhes possibilite o acesso a pontos de visibilidade e, ainda, por promover o acesso virtual da produção em dança na cidade.

SETORIAL DE DANÇA DE BLUMENAU

A Setorial integra a Cadeira de Dança do CMPC - Conselho Municipal de Políticas Culturais de Blumenau/SC e visa aproximar os artistas, produtores e fornecedores da área, em suas mais amplas modalidades, entre si e com as políticas públicas do Município.

São objetivos da Setorial coletar as demandas da área e levá-las para discussões mais amplas junto ao CMPC, elaborar políticas públicas, solicitar e acompanhar a criação e alterações legislativas, promover debates, discutir o Fundo Municipal de Cultura e auxiliar na elaboração dos fóruns de cultura do município, representando os artistas e profissionais locais da área.

Se você dança, produz ou fornece para a Dança e quer auxiliar na construção de diálogos e das políticas públicas municipais, participe da Setorial de Dança!

Cadastre-se
HISTÓRICO DA

SETORIAL

Por muito tempo a dança na cidade de Blumenau ocorreu, como em outras cidades catarinenses, essencialmente em espaços não formais de ensino - como academias e estúdios, grupos folclóricos e agremiações, ONGs, projetos sociais, associações esportivas e culturais, entre outros. No ano de 2017 com a implementação do curso de Licenciatura em Dança na Universidade Regional de Blumenau - FURB, o entendimento de dança passou a ser ampliado no meio artístico, onde passou a ser compreendida também como área do conhecimento própria, tendo em vista a ocupação da dança também nos espaços formais de ensino. Paralelamente a isso, em todo estado de Santa Catarina, começou um movimento de organização de todas setoriais de dança a nível Estadual, Regional e Municipal.

Com isso, em 2019, com incentivo do Conselho Municipal de Cultura de Blumenau, um pequeno grupo de artistas, professores e pesquisadores em dança criou a Setorial de Dança de Blumenau que uniu profissionais como Marco Aurélio da Cruz Souza (danças populares), Abner Sanlay Cypriano (dança de salão), Elton Gomes (danças folclóricas), Stefanie Müller (dança contemporânea), Rodrigo Andrade (jazz dance), Paula Boing dos Santos (sapateado americano), Luana Cristina Tamanini (danças folclóricas) e Arnaldo José Nazário (danças folclóricas) que compartilham uma amizade e uma defesa pela área da dança que é capaz de sustentar os desafios constantes que diariamente o setor artístico blumenauense enfrenta, principalmente por não estar na capital ou em Joinville, onde os investimentos públicos e privados são maiores.

Esse coletivo tem demonstrado um compromisso ético em colaborar com a profissionalização da dança em Blumenau e no estado de Santa Catarina, dando visibilidade aos artistas e agentes da Dança da cidade, incentivando o desenvolvimento de projetos inovadores e conectando-a a contextos e a territórios diversos, ações oportunizadas por meio da criação do site em questão. Temos verificado em função das agendas e interesse da classe uma extrema dificuldade em realizar encontros em que todos os profissionais da dança blumenauense participem em prol da discussão e aprimoramento da luta por mais políticas públicas voltadas ao setor cultural e artístico. Apenas em encontros rápidos como em festivais e mostras de dança - em que os grupos participam a fim de apresentar seus trabalhos -, essa reunião ocorre, mas sem aprofundamento das discussões pertinentes levantadas anteriormente.

Atualmente, as representantes da Setorial de Dança de Blumenau na Cadeira de Dança do CMPC - Conselho Municipal de Políticas Culturais são Luana Cristina Tamanini e Maria Agustina Videla Di Giácomo, conheça um pouco de nossas conselheiras:

Luana Cristina Tamanini

Luana

Cristina Tamanini

Integrante do grupo folclórico Eintrachtvolkstanzgruppe desde o ano de 2017.

Colabora com as atividades realizadas pela AFG - Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí, tendo destaque a organização do encontro internacional de grupos folclóricos, o “TIB - Tanz In Blumenau” e a participação no grupo de danças da associação.

Participou de eventos importantes para a Cena Folclórica, como o Tanz In Blumenau - Internationales Volkstanztreffen, III Encontro Nacional de grupos Folclóricos Germânicos, Festfolk, entre outros. No ano de 2023 participou do Tanz+Kurs, curso de capacitação de lideranças e repasse de danças, promovido pela AFG, que foi ministrado pelos professores Angela Paulus e Stefan Hartmann, ambos de Hessen, na Alemanha.

Ocupou a vaga de conselheira Municipal Titular da Cadeira de Dança do CMPC - Conselho Municipal de Políticas Culturais na Gestão 2021/2023, sendo reeleita para o triênio 2023/2025.

Maria Agustina Videla Di Giácomo

Maria

Agustina Videla Di Giácomo

Diretora Artística e bailarina. Bailarina argentina, Intérprete em dança pela Universidad Nacional de las Artes de Buenos Aires, começou a sua formação nos cursos de Ballet da Universidad Nacional de Cuyo, na província de Mendoza. Entre os anos 2005-2012 suas experiências passaram pelas danças espanhola, urbana, moderna e contemporânea com mestres como Alcides Sutil, Mildred Francia, Rafaela Parejas, Marisa Manyegüi, Adriana Rodriguez Atienza, Juliano Alcântara (Brasil), Natacha Gabrielli, Lorena Majowka, Carla Gianoglio e Federico Castro.

Em Buenos Aires, integrou durante 2013 o “Ballet de Cámara en movimiento” de Ana Valeria Guerra e o Ballet del Estudio “Gurquel -Lederer”. Em 2015 fez parte da Cia de dança contemporânea da UNA, com direção de Roxana Grinstein, e do grupo UNA CONSTANTE, dirigido por Jesús Guiraldi.

Já residindo no Brasil participou como bailarina da Master Ballet de Rita Albuquerque em Blumenau e de 2017 a 2019 foi bailarina do parque temático Beto Carrero World. Professora de ballet clássico e dança contemporânea desde 2009, atuou em Santa Catarina na Escola de dança do Teatro Carlos Gomes de Blumenau, entre outros espaços. Dirige a Cia de dança contemporânea Mov In de Blumenau desde 2019 e, atualmente, é acadêmica de Engenharia de Produção na FURB e estagiária na área de consultoria ambiental.