Pesquisas

Artigos em revista

Stefanie Müller e Jussara Janning Xavier

O presente artigo é um recorte do trabalho de conclusão de curso apresentado em julho de 2021, como critério parcial de aprovação para o curso de Licenciatura em Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Registrar acontecimentos, nomes envolvidos e suas afetações, é uma forma de compreender como os contextos se relacionam, de se contar e conhecer histórias. Nessa perspectiva, parte-se das micro-histórias da dança cênica em Blumenau como pistas para compreensão do cenário artístico blumenauense, no período de 1970 a 1990. Realizou-se uma pesquisa documental e bibliográfica, correlacionando entrevistas para conhecer a trajetória de personalidades destaques da dança cênica na cidade investigada.

Rodrigo de Andrade e Renan de Vita Alves

Este artigo é um recorte do trabalho de conclusão de curso “Corpocasa: a dança antes do espetáculo”, que pretendeu, a partir da elaboração do conceito de corpocasa, problematizar a constituição do professor/artista/pesquisador. O método foi desenvolvido com base na análise auto-etnográfica do autor, a partir do seu processo de formação em dança em espaços não formais e dos atravessamentos de sua licenciatura em dança na Universidade Regional de Blumenau- FURB. Os recortes trazidos pelos autores perpassam por analisadores do campo do sujeito; seus processos de subjetivação, singularização e atravessamentos. Discute-se sobre ensino, aprendizagem, conceito, metodologia e caminhos possíveis para compreensão mais ampla da dança como área de conhecimento.

Ana Paula Darolt e Marco Aurelio da Cruz Souza

Este artigo resulta do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “UM olhar a/r/togrÁFICO PARA OS PROCESSOS DE sensibilização No ENSINO DA ARTE/DANÇA E SUAS TRANVERSALIDADES”, sob orientação do Professor Dr. Marco Aurelio da Cruz Souza e co-orientação da Dra. Giovana Bianca Darolt Hillesheim, que utilizou-se da A/R/Tografia e da autoetnografia como processo metodológico. Nesse sentido, busca apresentar algumas reflexões acerca do sensível na experiência educacional de uma das autoras e em sua própria constituição enquanto professora, artista e pesquisadora.

Larissa Aparecida Kremer e Marco Aurelio da Cruz Souza

O presente artigo é concebido a partir de um trabalho de conclusão de curso, no qual ao olhar para a trajetória da pesquisadora, para a poética de sua dança que extrapola o gesto mecânico e se transforma em ação sensível, identifica-se o sentido e a importância do conceito professor/artista. Diante disso, busca-se a compreensão e reflexão das transversalidades deste binômio, buscando tecer relações investigativas com as experiências vividas enquanto artista, docente e discente em dança. Nesse sentido, foi vislumbrado que o processo de pesquisa deveria estar conectado com as memórias da pesquisadora e com as vozes de pessoas que foram fundamentais à sua formação. Para tanto, entrevistas semiestruturadas foram desenvolvidas com o intuito de ampliar a compreensão da temática em questão. Foram entrevistados individualmente mães de alunos de dança, direção da escola onde atua e professores de dança que perpassaram em sua trajetória. Os resultados da pesquisa foram apresentados em 5 categorias cruzando as vozes dos participantes do estudo com a literatura estudada. A escrita do trabalho aconteceu nas perspectivas da Pesquisa Baseada em Arte e da A/r/tografia, fazendo o uso do próprio trabalho artístico da investigadora para refletir sobre vivências e experiências, tecendo e construindo relações através do estudo sobre o professor-artista.

José Waldir Coral do Santos e Jussara Janning Xavier

Esta pesquisa investiga a trajetória da Roda Mundo Cia de Dança, fundada em 1987 pelo professor, coreógrafo e diretor mineiro Kidd Souza (1959-2021) na cidade de Porto Velho, estado de Rondônia. O grupo foi responsável pela formação e desenvolvimento artístico de vários bailarinos, bem como, pela difusão da dança no estado. A pesquisa articula biografia e autobiografia para retratar memórias de experiências vividas tanto pelo autor José Waldir Coral dos Santos quanto por outros participantes da companhia, buscando perceber e gerar significados às histórias de um corpo individual e grupal. Acredita-se que este processo de investigação seguido ao registro e análise de informações de caráter histórico contribui para o conhecimento de uma importante iniciativa no terreno da dança brasileira, com trajetória iniciada no Norte e finda no Sul do país.

Abner Sanlay Cypriano e Caroline Carvalho

À luz de questionamentos de como se constitui um artista-professor-pesquisador, discute-se como os processos de pesquisa a/r/tográfica movem percepções nas dimensões artista-professor-pesquisador em Danças de Salão na contemporaneidade. Um caminhar para si que possibilita, a posteriori, perceber os entrecruzamentos entre essas dimensões bem como pontos de tensionamento que causam processos transicionais entre formas de perceber a experiência da Dança em devir ou após seu ato. Para tal, apresenta-se três obras constituídas durante a graduação em Dança que dialogam com processos de subjetivação do acadêmico. Este opta por uma escrita autobiográfica na tecitura de suas experiências com autores como Fuganti, Bondía, Josso, Dias, Carvalho, entre outros. Também se apresenta o processo de constituição das obras utilizadas na sua monografia de graduação em Dança, em que opta por mergulhar na relação entre marcas e costuras que a experiência deixa em si, revisitando sua infância para que sirva como disparador para essa produção artística. Concluindo-se que este processo de organização de uma pesquisa a/r/tográfica contribui para o reconhecimento de como estes processos se dão de forma imbricada com as experiências vividas.

Roberta Prado Guimarães e Carla Carvalho

Esta pesquisa tem como tema um processo de criação em dança na escola. O objetivo geral é compreender um processo de criação em dança na escola em tempo de pandemia. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, numa perspectiva A/r/tográfica. Por se tratar de um processo artístico de criação na escola, insere-se em uma Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA). A proposição da pesquisa é desenvolver uma proposta criativa a partir dos conteúdos específicos da dança na relação com dimensões da educação numa perspectiva crítica diante do tempo em que vivemos. Para geração de dados foram realizados: a) questionário no Google Forms para identificar o perfil dos estudantes envolvidos na pesquisa; b) diário de bordo: para analisar registros dos estudantes e da professora sobre o processo criativo; c) vídeos e fotografias: gerados no processo para identificar aspectos relevantes no processo de criar em dança. Os resultados indicam questões percebidas pelos adolescentes em processo de criação em dança no tempo pandêmico bem como a compreensão dos conteúdos na área da dança.

Nathã Luiz Schug e Marco Aurelio da Cruz Souza

O presente artigo tem como objetivo fazer um recorte das inúmeras histórias ocorridas durante as edições do Festival Jaraguá em Dança, evento realizado a mais de duas décadas e meia na cidade de Jaraguá do Sul, norte do estado de Santa Catarina. A pesquisa principal teve como seu objetivo relatar sobre as 26 edições do evento, onde que obtivemos relatos através dos participantes do festival, onde devidamente selecionados foram submetidos a perguntas em gravação de vídeo. Utiliza-se de uma poética de um conto/livro de história.

Patrícia Schneider e Sonia Laiz Vernacci Velloso

Estudar e pesquisar as danças ciganas contribui para a preservação da memória de uma cultura milenar, com uma origem em comum com a dança do ventre, e que ao longo do tempo ramificou-se ao se espalhar pelo mundo, a medida em que o povo cigano, como nômade, deslocava-se. O objetivo desta investigação foi pesquisar e refletir sobre as danças ciganas em termos artísticos, pedagógicos e acadêmicos a partir do estudo de referenciais teóricos e vivências de uma das autoras do referido artigo. Buscou-se referências bibliográficas sobre o tema e associou-se como locus de investigação as experiências pessoais desta pesquisadora em aulas de danças ciganas e dança do ventre dos anos de 2017 a 2020, refletindo sobre suas tradições, assim como, sobre práticas artísticas e pedagógicas e sua utilização em tempos contemporâneos, com enfoque na metodologia Gypsy Duende. Concluiu-se, com esta pesquisa, que tanto nas danças ciganas quanto na dança do ventre, ao criar significados a partir da diversidade cultural da etnia cigana, delineando relações entre a pessoa que dança e suas existências sociopolíticoculturais, são reconhecidos e valorizados conhecimentos históricos, étnicos e culturais a serem utilizados como instrumentos pedagógicos. Assim como em condutas de exploração da criatividade na dança, utilizando diferentes ritmos e que colaborem na pesquisa de movimentações, em busca de maior autenticidade da expressão e do movimento.

Sandy Silveira e Caroline Carvalho

O presente estudo exploratório efetiva-se por meio de uma pesquisa qualitativa, que oportuniza análises de dados coletados atrávez de entrevistas realizadas com três professoras educacionais infantis de uma rede de ensino privada localizada na cidade de Gaspar – SC. Tendo como enfoque, oportunizar possíveis costuras de dialogos entre teorias e práticas educacionais e suas relações com o movimento corporal na infância. Contudo, o presente estudo propõe a utilização da comunicação não verbal – linguagem corporal - como ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem das crianças pequenas, oferecendo e defendendo a dança como utensilio metodológico agregador, sendo compreendida como uma grande aliada no que diz respeito a preocupação com o desenvolvimento da criança.

Maria Carolina Cavaco e Marco Aurelio da Cruz Souza

Este artigo tem como objetivo apresentar o mapeamento dos atores (sujeitos e espaços formativos) responsáveis pela construção da história do jazz na cidade Brusque (SC) entre os anos 1980 à 2020. Como metodologia procurou-se ouvir por meio de entrevistas semiestruturadas os 8 profissionais mapeados que trabalham com o jazz e diretores dos studios de dança da cidade. Estes relatarem suas vivencias e experiências com a dança jazz e os espaços pelos quais passaram. Buscamos desenvolver um cruzamento de saberes vividos dos participantes, para permitir distintas reflexões e revelar novos conhecimentos. Para melhor compreensão dos dados coletados, foram criadas categorias de análises que são: espaços para realização da dança jazz, profissionais que trabalham com a dança jazz e metodologias utilizadas. Contar histórias de studios e professores de dança, como cada entrevistado ministra e organiza suas aulas, e como fazem sua formação continuada, bem como, o jazz evoluiu na cidade foi um desafio, pois, percebemos que as histórias se interligam umas nas outras, formando 3 gerações de bailarinos e professores.

Karoline Mohr e Gabriela Sborz

O presente artigo, intitulado como FIGURINO DE DANÇA: RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE CORPO E VESTIMENTA, visa ressaltar a importância que possui o Figurino de Dança. Especificando também qual a relação que se estabelece entre as áreas de Dança e Moda, mostrando a influência que uma área possui sobre a outra no momento de confecção das vestimentas. A metodologia utilizada para a construção desta escrita é a de pesquisa bibliográfica, contando com referencial teórico encontrado em livros e também pesquisas acadêmicas que abordam ambas as áreas trazidas como o cerne desta escrita. A partir do momento em que o bailarino se insere no mundo (cênico) da Dança, inicia-se a familiarização e a relação entre corpo-figurino, que com o decorrer do tempo se mostra influente e protagonista em conjunto com elementos como coreografia, cenografia, iluminação, sonoplastia e com forte influência sobre a movimentação e rendimento corporal do bailarino, que são diretamente influenciados pela maneira da qual o figurinista constrói o figurino.

Jussara Janning Xavier

O propósito do texto é chamar atenção à necessidade de olhar para as relações entre dança e ciência, de forma a discutir a cisão entre ambas, bem como, promover reflexões acerca das dicotomias que surgem neste âmbito: objetivo versus subjetivo, teoria versus prática, racionalidade versus imaginação. Deseja-se sugerir investigações que busquem considerar a complexidade envolvida no assunto, cujos termos envolvem e revelam traços mais paradoxais do que harmônicos. A autora informa sobre composições em dança efetuadas junto a saberes científicos, ou seja, que envolveram a colaboração entre artistas da dança e cientistas de várias áreas. Por fim, destaca a capacidade de imaginar, antes, de constituir um imaginário rico, como essencial ao desenvolvimento humano e, especialmente, para a efetuação de processos de pesquisa e estudos singulares nos diferentes campos de conhecimento.

Eduarda Cristina Brisola e Vanessa Bellani Lyra

A adolescência é um período ímpar na vida de todo ser humano e, devido à gama de interpretações que traz em si, torna-se difícil estabelecer características exclusivas dessa fase que muda de uma sociedade para outra e até mesmo entre indivíduos da mesma cultura. E, no intuito de apresentar uma proposta pedagógica tendo como base o Panóptico de Bentham, abordado na obra Vigiar e Punir (FOUCAULT, 1987), o objetivo geral do presente estudo foi compor um método de ensino interdisciplinar para adolescentes por meio da coreografia fundamentada sob uma abordagem do sensível. Para sua efetivação, ao longo do trabalho buscou-se expor a Dança Contemporânea como um caminho possível para a coreografia fundamentada sob uma abordagem do sensível. Neste contexto, apresentou-se a área de conhecimento da Filosofia como possibilidade de interdisciplinaridade e mediante os conhecimentos adquiridos, organizou-se a estrutura didática das aulas do método proposto a partir de um protocolo de ensino de Dança Contemporânea. A justificativa para o estudo está pautada na necessidade de repensar e sistematizar as informações a respeito da coreografia como método de ensino. Para isso, utilizou-se de pesquisa exploratória e descritiva, tendo como técnicas de coleta de dados, livros, artigos, teses e dissertações acerca da temática, disponíveis em via física ou eletrônica. Com base na pesquisa realizada conclui-se que a proposta apresentada se configura em potente e promissora tentativa de perceber, explanar e defender a coreografia como um método de ensino, em outras palavras, como um ato pedagógico possível de ser aplicado com adolescentes.

Eduarda Cristina Brisola e Jussara Janning Xavier

O presente artigo foi extraído de um trabalho apresentado na disciplina Composição Coreográfica I, do curso Licenciatura em Dança da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, sob orientação da Professora Doutora Jussara Janning Xavier. Trata-se de uma entrevista realizada pela acadêmica Eduarda Cristina Brisola com a coreógrafa e bailarina da Dois Pontos Cia de DançaTeatro Alexandra Augusta Pereira Klen, em agosto de 2019. Na entrevista são abordadas questões referentes à criação do espetáculo 1717 (2015), o qual versa sobre a história do descobrimento da escultura de Nossa Senhora Aparecida por pescadores no ano de 1717, no rio Paraíba do Sul, um curso de água que banha os Estados brasileiros de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.